(11) 3181-5271
Home > Blog > Alimentos > Por que nem sempre a dieta low carb funciona?

Por que nem sempre a dieta low carb funciona?

Postado em 15/01/2019 por vanessa

A dieta lowcarb (redução no consumo dos carboidratos) é um tipo de dieta que ajuda muito no processo de emagrecimento. Como o nosso consumo de carboidratos, num geral, é exagerado, a simples redução no consumo desse nutriente vai ajudar muito.

Por incentivo da indústria nós somos induzidos a um consumo exagerado de carboidratos. Nos últimos 40 anos a gordura foi vista como “vilã” e os carboidratos como necessidade*, e esse consumo exagerado é um dos grandes causadores do alto acúmulo de gorduras resultando em um aumento progressivo nos casos de sobrepeso e de obesidade.

O consumo dos carboidratos realmente é necessário, porém não na sua forma refinada (doces, refrigerantes, balas, farinhas refinadas) e nem em grandes quantidades.

Sendo assim, desde o simples fato de reduzir o consumo de carboidratos, como por exemplo, excluir o consumo de balas, chicletes e açúcares de adição (café, chás e sucos), como o de reduzir para 30-40% do consumo energético total da dieta, você terá uma resposta significativa na redução do peso. Mas, porque o emagrecimento nem sempre ocorre?

Se o seu organismo não estiver em equilíbrio, dificilmente você vai emagrecer e se manter magro. Você até poderá reduzir peso, mas logo irá voltar ao peso anterior.

Veja abaixo possíveis causas:

Falta de nutrientes

Você sabia que com a falta do mineral cromo é muito mais difícil se manter na dieta? Pois, a falta desse mineral vai causar desequilíbrios no metabolismo de carboidratos, causando “vontades descontroladas” por doces, dificultando assim o processo de emagrecimento. Outro exemplo é a falta do complexo B, saiba que sem essas vitaminas é praticamente impossível queimar gorduras.

Problemas intestinais

Estudos recentes demonstram que o tipo de flora intestinal pode influenciar nas suas escolhas alimentares, sendo assim se você consumiu antibióticos nos últimos meses (provavelmente você estará em uma disbiose intestinal) ou não tem o hábito de consumir alimentos fontes de fibras e probióticos, você terá mais dificuldade de se manter disciplinado na dieta alimentar.

Problemas de saúde

Se você tem ou teve (nos últimos 6 meses) candidíase também será mais difícil baixar o consumo de carboidratos, isso ocorre devido ao fungo causador da candidíase precisa de açúcares para crescer no intestino. Como o intestino tem ligação direta com as nossas vias cerebrais, o “mandato” pelo consumo de doces é direto!

Sim, o fungo Candida sp cresce no intestino e se desloca para a região vaginal.

Maus hábitos alimentares pregresso

Nem todas as pessoas têm bons hábitos alimentares diariamente. Por isso, seguir uma dieta muito restrita logo de início pode ser um problema para ter aderência. Como o resultado vem pela constância é importante analisar o que se pode realizar naquele momento, para progressivamente ir ajustando o consumo alimentar.

Acima mencionei poucos exemplos de problemas que podem interferir nos seus resultados, mas o simples fato de estar tratando uma má digestão (gastrite), até o fato de ter resistência a insulina ou síndrome do ovário policísticos (SOP), poderá afetar diretamente o seu processo de emagrecimento. Não precisa ter diabetes melitos, ou ser um cardiopata para ter dificuldades no processo de redução de gordura corporal.

Por isso, se estiver com dificuldade em emagrecer, procure um nutricionista para poder organizar o seu metabolismo para assim poder ter resultados duradouros no processo de emagrecimento.

assinatura-van-nutri-e1537327296473 Por que nem sempre a dieta low carb funciona?
download-2 Por que nem sempre a dieta low carb funciona?
download Por que nem sempre a dieta low carb funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook:

Facebook
Endereço

Endereço

Avenida Paulista, 2300,
Piso Pilotis, Sala 67
São Paulo - SP

MANDE UM EMAIL PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE CONSULTA NUTRICIONAL