Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno?

 

Colágeno é uma proteína (Proteína é o “coletivo” de aminoácidos) que tem como função principal dar 151_1843-balas_thumb Colágeno e Firmeza da peleestrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.
Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.

 

Tipos de colágeno

 

Tabela-colágeno-blog-300x193 Colágeno e Firmeza da pele

Clique na tabela para vê-la de tamanho maior. Adapatado: clique aqui para ver o link com o original

No mercado existem produtos prontos de colágeno com alegação de melhorar a firmeza da pele, textura do cabelo, e até a osteoporose, já que o colágeno constitui o osso. Mas, será que o suplemento de Colágeno hidrolisado auxilia mesmo tudo isso?
Bem, REALMENTE o Colágeno serve para tudo isso, MAS, os suplementos vendidos, consumido ISOLADAMENTE (sem os micronutrientes), não.
O que acontece é o seguinte: O nosso corpo sabe produzir o colágeno, para isso usa os aminoácidos: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina, as vitaminas: C, E, piridoxina, betacaroteno, ácido pantotênico e biotina, e os minerais: manganês, selênio, cromo, cobre, zinco e silício.
Sim, é preciso de tudo isso para a síntese de colágeno, e mais uma coisinha: a NECESSIDADE DO CORPO, que é o que estimula o corpo a produzir. E lembre-se, que existem váaarios tipos de colágeno, então se o corpo achar melhor produzir colágeno para melhorar a elasticidade dos vasos do que para a firmeza da pele, a síntese será para os vasos!!!!!

Mas caso o corpo esteja funcionando bem e com TODA MATÉRIA-PRIMA necessária (aminoácidos + vitaminas e minerais), tudo será sintetizado e assim tudo funcionará bem, resultando numa pele bonita e saudável (externo) e órgãos funcionantes (interno).

Voltando…
É sabido que consumir SOMENTE o colágeno não funciona por dois motivos:
Colágeno é uma proteína = um monte de aminoácidos ligados! Para absorvemos temos que digeri-la = quebrá-la em aminoácidos.
clip_image001%25255B3%25255D Colágeno e Firmeza da pele  Clique na imagem para visualizá-la maior
Então, isso significa que não adianta consumirmos a colágeno pronto, pois iremos digeri-lo (quebrá-lo) e absorveremos somente os aminoácidos.
2º: é continuação do primeiro: depois de absorver os aminoácidos, SE o nosso corpo achar necessário produzir o colágeno ele terá somente os aminoácidos, faltarão às vitaminas e os minerais para a síntese.

ATENÇÃO: Não digo que a suplementação não funciona e sim digo que para o corpo usar o colágeno deve-se consumir o colágeno com os precursores par que seja ativado a produção de colágeno de acordo com a necessidade 😉

 

Mercado de Colágeno

colageno_tipo2_thumb Colágeno e Firmeza da pele

Atualmente no mercado há os colágenos hidrolisados, já pré-digeridos, o que facilita a absorção dos aminoácidos. Devido a importância dos precursores muitas marcas já adicionam a vitamina C e Silício a suplementação.
E mais recentemente há também os colágenos para articulações, o UC-II, que auxilia diretamente as articulações! Bem, ainda não é comprovado a eficácia direta de ação nas articulações, porém há muitos relatos do consumo com melhora dos sintomas de redução de dores articulares. Vamos esperar mais estudos comprovar a eficácia. Por enquanto, vamos consumir o colágeno hidrolisado que já atua nessa função também 😉


#Bem, resumindo, para a síntese de colágeno é necessário váááários nutrientes e o estímulo interno alertando a necessidade do composto. A suplementação do colágeno, ou colágeno hidrolisado, ou ainda colágeno hidrolisado com vitamina C não resolve o problema de flacidez da pele.

Apenas uma complementação: Vejo que muita gente ficou com dúvidas sobre os resultados da suplementação de colágeno. NÃO digo que a suplementação de colágeno não adianta, APENAS INFORMO que para que a suplementação tenha efeito deverá ser consumida associada aos outros nutrientes necessários para a sua síntese e o corpo deverá dar o estímulo para que essa produção seja realizada. Ok!!!!!!

LEIA A MATÉRIA SOBRE FLACIDEZ

VAN NUTRI

NUTRICIONISTA CLÍNICA ESPORTIVA VANESSA LOBATO

REDES SOCIAIS

 

download-2 Colágeno e Firmeza da pele

@NutricionistaEsportivaVanessaLobato

download Colágeno e Firmeza da pele

@nutrivanessalobato/