comfort food e mood food

Comfort Food e Mood Food

Comfort food e Mood food são dois termos usados para descrever a relação da comida com o nosso humor.

A relação da comida com o humor já foi vivenciada por todos pelo menos uma vez na vida. Quem nunca comeu um chocolate ou tomou um milk-shake ou devorou um hambúrguer por que ficou chateado com algo?

Esta relação do humor com a comida é complexa é há tempos vem sendo estudada. O comfort food é a comida que te dá o abraço, é aquela refeição que o corpo associa a sensação de prazer. Assim, sempre que algo gere desconforto emocional acabamos associando a necessidade de consumir algo que gere prazer como forma de compensar a frustração ou tristeza.

Daí veio a questão: será que o oposto acontece? 

Será que o que você consome pode estar relacionado ao seu humor?

Acredita-de que sim, há estudos que relacionam o consumo de alimentos refinados com alto teor de IG ao mal humor matinal; ao baixo consumo de ômega 3 ou a baixa de vitamina D com alterações no humor. Sendo assim, veio o termo mood food que são alimentos fontes de nutrientes que podem melhorar as substâncias químicas do nosso organismo responsáveis pelo bom humor.

Claro, que nem todos respondem igualmente ao consumo de um determinado alimento, e isso torna a relação da comida com o humor uma relação complexa. Mas, do mesmo modo que podemos associar o consumo de um determinado alimento com o desencadeamento de um certo tipo de doença, como por exemplo a relação direta do consumo de açúcares com a Diabetes, podemos associar o consumo alimentar com o humor.

Um linha de pesquisa é a relação de alimentos fontes do aminoácido triptofano, que é precursor da serotonina – neurotransmissor responsável pelo humor, com o bem estar.

Atentem-se ao seu relacionamento com a comida!

Tente entender o porque da escolha de algum alimento. Veja se este consumo está relacionado a algum sentimento.

Abaixo segue uma lista de alimentos que podem ajudar o seu corpo com nutrientes para melhorar o humor, os food mood:

Banana: fonte de triptofano, magnésio e vitamina B6, nutrientes responsáveis pela produção de serotonina.

Chocolate: além de ser considerado um comfort food para muitos, por conter magnésio e triptofano, causa relaxamento e aumenta o nível de serotonina.

Leite: para quem não apresenta alguma intolerância, o consumo ajuda no relaxamento, por ser rico em triptófano e cálcio. 

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