Como organizar as suas refeições

Como organizar as suas refeições, para saber isso você precisa primeiro organizar o seu dia e a sua semana.

Primeiro passo: Coloque no papel ou no computador, no celular ou onde você achar melhor a sua rotina diária e semanal. Avalie quanto tempo do seu dia é voltado para o trabalho, alimentação e treinos.

Muito pacientes chegam a clínica querendo começar a treinar, dizendo que irão fazer cerca de 5x/semana, mas ao ser questionado da rotina, percebemos que naquele momento ainda não é possível, e isso deve ser visto e reprogramado.

Não há nada mais frustrante que programar treinar 5x/semana e conseguir ir somente 3x/semana. Mas, se não era realmente possível, naquele momento, ir 5x por que não começar com 3 e aos poucos ir progredindo para 5x?

Pense nisso, faz muita diferença ter noção de como usar o seu tempo.

rotina-semanal-1 Como organizar as suas refeições
Organização de dieta rotina semanal

Atualmente muitas pessoas querem preparar as suas refeições, mas nem todas tem tempo para isso, e aí precisa-se de uma organização.

Vamos pensar:

Você pode preparar algumas refeições no domingo, e você pode preparar para todos os dias ou para alguns dias, porque?

Por que para alguns dias e não para todos?

Para que você possa comer fora com os seus companheiros de trabalho, por exemplo. E isso faz parte de uma rotina saudável de alimentação. Saber fazer escolhas fora de casa faz parte de uma alimentação saudável.

“Nutri, eu não quero comer fora, eu quero somente comer o que eu preparo, e eu tenho tempo para isso!”

Ótimo, então partindo deste princípio, seguem as dicas:

Para organizar as suas refeições semanais você precisa ter uma noção de quanto come, vamos a alguns exemplos:

Cereais (arroz, batata, mandioca etc): 100g no almoço e no jantar

Proteínas (animais ou vegetais) 100g no almoço e no jantar

Vegetais folhosos e legumes: 200g no almoço e no jantar.

Assim, você já tem uma idéia que para o almoço e jantar você precisará de aproximadamente 1kg de cereais + 1kg de proteínas + 2kg de vegetais folhosos e legumes para os dias da semana.

Claro que já pronto.

Preparando tudo no domingo, podendo variar semanalmente ou diariamente o consumo, conforme a sua disponibilidade de preparo.

Você pode fazer 10 marmitas iguais para o almoço e jantar;

Pode fazer 5 iguais para o almoço e 5 para o jantar;

Pode variar no consumo dos legumes e saladas que são mais fáceis de preparar.

Vai testando o que funciona para você

Lembrem-se que para grandes quantidades de marmitas, há a necessidade de um grande congelador, então planeje antes quantos potes o seu congelador suporta.

Bora, comece a planejar e organizar as suas refeições.

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