kombucha

Kombucha, o que é, funções e como fazer?

Kombucha é uma bebida fermentada rica em probióticos, vitaminas, minerais, antioxidantes, ativos como ácidos glucónicos e glucáricos, e glucosamina.

A base é o SCOBY que é uma colônia composta de micro-organismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca.

SCOBY vem do inglês e significa “Symbiotic Culture of Bacteria and Yeasts”, no Brasil é conhecido como Zoogleia ou Biofilme.

Receita

Primeiro precisa do SCOBY!

Essa receita eu aprendi com o pessoal da Com Ciência Saúde:

Super recomendo eles para se aprofundarem sobre esse e outros assuntos de alimentação viva 😉

Ingredientes:

5 gramas de chá verde (porque precisa conter cafeína e tanino).

Pode ser o de Yasmin, mate, butterfly ou de hibiscus (usar 4g).

50 gramas de açúcar cristal 

Importante para o crescimento do SCOBY – não terá açúcar no produto final.

1000 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

Usar um frasco grande para a fermentação. Adicionar o SCOBY + 100 ml da kombucha já pronta (importante para reduzir o pH da bebida) + 500 ml de água gelada, 500 ml do chá pronto, já resfriado – preparado com açúcar e a erva escolhida.

Você precisará de uma doação de SCOBY e nela já virá um pouco de kombucha para você usar como base na sua primeira fermentação 😉

Em 5 dias fica pronto.

Obs: Pronto, na geladeira, ele aguenta por cerca de 5 meses.

Obs: Se deixar fementando por cerca de 30 dias, você terá um vinagre probiótico.

A cultura de Kombucha se alimenta do açúcar e produz: ácido glucurônico, ácido acético, ácido glucônico, glucosaminas, ácido láctico, vitaminas, aminoácidos, e algumas substâncias antibióticas naturais. Pela fermentação produz uma baixa quantidade de álcool no processo, mas apenas cerca de 0,5 a 1%.

Componentes e Funções da Kombucha

Probióticos: microorganismos com ação na digestão, absorção, regulação intestinal, com ação de defesa e intermediador neural;

Saiba mais sobre probióticos clicando aqui

Ácido Glucárico: Também conhecido como D-glucarato de cálcio, presente nas maçãs, por exemplo, ajuda a combater o câncer, devido a essa substância impedir a ação de uma enzima chamada beta-glucuronidase que está associada ao aumento dos cânceres.  

A beta-glucuronidase elevada está associada com um risco aumentado para vários tipos de câncer, particularmente câncer hormônio-dependentes, tais como mama, próstata e câncer de cólon. 

Complexo B: Aumenta a energia corporal. Sem complexo B todas as nossas vias metabólicas param! Então, é importante sempre consumí-las.

Ácido Glucônico: Desintoxição! Ajuda na eliminação de toxinas no corpo. Diariamente consumimos algum tipo de agrotóxico ou conservante que deve ser eliminado do nosso organismo;

Polifenóis: Ação antiinflamatória. Ajuda em processos de emagrecimento, redução de celulite, ou de forma paralela em processos crônicos como Diabetes, Dislipidemias entre outros;

Antioxidantes: Fortalece o sistema de defesa;

Glucosamina: Melhora a pele, ligamentos e articulações, pois é base para a formação desses tecidos.

Aproveite as Dicas da Nutricionista Vanessa Lobato

#bjodanutri

assinatura-van-nutri-e1537327296473 Kombucha, o que é, funções e como fazer?
download-2 Kombucha, o que é, funções e como fazer?
download Kombucha, o que é, funções e como fazer?