UC-II

UC-II – O novo colágeno?

Colágeno sempre é a proteína mais queridinha aqui nesse blog, mas hoje eu vou falar do UC-II

Através das postagens sobre  colágeno chegam várias perguntas sobre o UC-II, pois muito associam esse ativo ao colágeno, porém eu já adianto que UC-II não é colágeno!

Fui “apresentada” ao UC-II e confesso que de início fiquei bem desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação e ninguém explicava corretamente.

Pensando no colágeno hidrolisado que para ter ação você precisa consumir uma dose de 5 a 10g por dia com associação de micronutrientes,  já o UCII  a dosagem é de somente 40 mg. Por isso, veio o questionamento: como tão pouco desse nutriente consegue ter ação? 

Então, vamos entender esse nutriente:

O UC-II age por estímulo intestinal e não como matéria-prima para construir o colágeno.

Em algumas postagens minhas e nas minhas consultas eu sempre enfatizo a importância do intestino! Dentre elas destaca-se a de defesa já que cerca de 60% do nosso sistema imunológico está presente nos intestinos.
O intestino seleciona o que pode ou não “entrar” (absorver) para a corrente sanguínea. É ele quem faz a “peneira” do que é ou não é nocivo ao nosso organismo.

Qual a ação do UC-II na Artrite Reumatóide?

Na osteoartrite ou na Artrite Reumatóide há uma maior liberação de colagenase, que é uma enzima que quebra a proteína colágeno, isso occore devido ao alto grau de inflamação causado por essa doença.


Podemos fazer uma analogia quanto a inflamação para quem treina intenso e/ou com atividades de muito impacto, pois causam catabolismo e inflamação nas articulações.

Sim! Exercícios causam inflamação e também são catabólicos.
E é devido a esses dois processos que ocorrem todos os benefícios, pois após o término da atividade física o corpo ativa diversos mecanismos de defesa para recuperar todo o “dano” causado pela atividade intensa. Com isso, há a liberação de hormônios anabólicos e substâncias anti-inflamatórias, que serão responsáveis por todo processo de reparação.

TECNICAMENTE FALANDO:

O UC-II tem como característica principal reduzir as citocinas inflamatórias (Interleucinas 10 – IL-10 e o fator de transformação de crescimento – TGF-β) desativando as células T específicas do GALT (Tecido linfático associado ao tubo digestivo).

Comparando o Colágeno hidrolisado e o UCII

Colágeno hidrolisado

Doa parte da matéria-prima para a construção de algum dos 16 tipos de colágeno no organismo.

UC-II

Desativa processos inflamatórios que destroem o colágeno do tipo II – colágeno das articulações.

Minha Experiência com o UC-II

Eu tomei o UC-II para testar, mesmo sem ter problemas articulares,  então eu notei uma ótima resposta no fortalecimento das unhas.

Em conclusão, o UC-II ajuda no processo de produção de colágeno, não sendo específico para um tipo específico de, sendo assim, de forma muito eficiente e inteligente, re-ligando a sua via de produção de colágeno, via intestino.

Dosagem do UCII

Nos estudos foram testados 40mg/dia.

Fontes do UCII

Osso dos externos do Frango.

Infelizmente ainda não há opção vegetariana =(

Fale com o seu nutricionista ou médico!

Você poderá comprar pronto na forma de suplemento em farmácia ou lojas especializadas ou poderá pedir para manipular numa farmácia de manipulação.
A substância é a mesma, e consequentemente o resultado e resposta também são ?

POSTAGENS RELACIONADAS:

Flacidez: https://vanessalobato.com.br/flacidez-sabia-que-existe-flacidez-muscular-e-flacidez-tecidual/

VAN NUTRI

NUTRICIONISTA CLÍNICA ESPORTIVA VANESSA LOBATO

REDES SOCIAIS

download-2 UC-II - O novo colágeno?

@NutricionistaEsportivaVanessaLobato

download UC-II - O novo colágeno?

@nutrivanessalobato/